Não é novidade que a Inteligência Artificial (IA) veio para revolucionar e expandir as barreiras da tecnologia ‒ e a segurança eletrônica é um dos sectores que se beneficia cada vez mais dessa evolução tecnológica. Os sistemas de monitoramento por vídeo, por exemplo, estão cada vez mais desenvolvidos e precisos, graças à IA.
Por ter aperfeiçoado seus equipamentos e sistemas, a área da vigilância por vídeo segue em crescimento, sendo útil tanto para a segurança de residências, estabelecimentos comerciais e grandes empresas, como também em investigações policiais, pois algumas soluções são capazes de fazer análises específicas que podem passar despercebidas aos olhos humanos.
Como a IA atua nos sistemas de vigilância por vídeo?
No caso dos sistemas de vigilância por vídeo, os equipamentos, munidos da inteligência artificial, analisam dados em tempo real, extraindo as informações (chamadas metadados) do vídeo captado, e enviando directamente para uma central ou servidor que tomará as devidas precauções, como acionar a polícia ou seguranças, por exemplo.
É válido destacar que não são as câmeras especificamente que fazem esse trabalho todo. Os dados circulam por nuvens na internet e servidores, hospedados em computadores de ponta que os administram. Isso não quer dizer que qualquer câmera possa resolver o problema. Não adianta ter todo esse sistema de inteligência se, no final das contas, as imagens não puderem ser decifradas por falta de qualidade de imagem, por exemplo.
Quais são as aplicações da IA nos sistemas de monitoramento?
Existem várias aplicações que a inteligência artificial pode assumir nos sistemas de vigilância por vídeo e na segurança electrónica em geral. segue abaixo a lista de aplicações da IA.
- Reconhecimento facial: os sistemas são capazes de identificar rostos em tempo real a partir das imagens transmitidas pelas câmeras de segurança. É uma tecnologia muito útil em portarias de condomínios e empresas, e está sendo cada vez mais procurada para implementação de soluções de controle de acesso.
- Análise comportamental: a inteligência artificial nesse caso consegue identificar comportamentos humanos, e destacar gestos e expressões comuns de atitudes ou movimentos suspeitos. Ideal para ambientes como grandes estabelecimentos comerciais e salões de eventos em que há peças de alto valor.
- Monitoramento de ambientes remotos: no caso do monitoramento de uma plataforma petrolífera ou minas de pedras preciosas, por exemplo, os sistemas de vigilância tradicionais não são suficientes. A IA com o auxílio de equipamentos com tecnologia da Internet das Coisas (IoT) se tornaram indispensáveis.